PT | EN
FREIXO RESERVA

FREIXO RESERVA

ENÓLOGO
Pedro de Vasconcelos e Souza
ANÁLISE QUÍMICA
Alcool: 14,5 %
Açucares redutores: 0,2
Acidez Total: 5,8
PH: 3,61
QUANTIDADE PRODUZIDA
33 300 garrafas
Download da Ficha Técnica

FREIXO RESERVA

TINTO 2014

DENOMINAÇÃO
Vinho Regional Alentejano

SUB-REGIÃO
Redondo

CASTAS
Touriga Nacional 40%, Cabernet Sauvignon 40% e Alicante Bouschet 20%

VINIFICAÇÃO E ESTÁGIO
As uvas das diferentes variedades seleccionadas são colhidas de acordo com o seu ideal estado de maturação, em caixas de 20 Kg e imediatamente vinificadas. Desengaçadas e transportadas por gravidade para as cubas de fermentação, esta decorre com temperaturas moderadas durante 20 dias com uma maceração prolongada que proporciona a este vinho uma extrema complexidade aromática. O seu estágio de 12 meses em madeira francesa nova, confere-lhe uma complexidade e uma elegância notável. A maturação em garrafa decorre durante mais de 6 meses.

CONSUMO E LONGEVIDADE
Temperatura ideal de consumo a 16%C; Acompanha pratos de carne e peixe da cozinha tradicional portuguesa e também apresenta características de frescura e elegância ideais para ser combinado com pratos de fusão. Vinho de guarda, com bom potencial de envelhecimento.

NOTAS DO ENÓLOGO
De cor rubi profunda. Na boca surgem frutos vermelhos amadurecidos, nomeadamente a cereja e amora, e somos surpreendidos pela sua frescura e os taninos redondos. Longo e elegante são as suas notas finais.

A VINDIMA DE 2014
Durante a segunda e terceira semanas de Setembro de 2014, foi efectuada a vindima das castas tintas existentes na Herdade do Freixo. A colheita iniciou-se pela Touriga Nacional e terminou com a Petit Verdot, passando pela Alicante Bouschet e Cabernet Sauvignon. Os dias quentes associados a noites frescas, permitiram uma vindima de elevada qualidade. Para tal, contribuiu também a excelente relação folhas/frutos, o stress hídrico moderado e o excecional microclima dos cachos nestas vinhas, no segundo ano de poda. Obtiveram-se vinhos de elevada concentração fenólica, mas equilibrados em termos de álcool/acidez.

ENÓLOGO
Pedro de Vasconcelos e Souza
ANÁLISE QUÍMICA
Alcool: 14,5 %
Açucares redutores: 0,2
Acidez Total: 5,8
PH: 3,61
QUANTIDADE PRODUZIDA
33 300 garrafas
Ficha Técnica

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER, PROMETEMOS MANTER-NOS EM CONTACTO

Confinanciado por: